foto1
MM Almada
foto1
XXX GP Alto do Moinho
foto1
5 de Outubro
foto1
Grande Prémio PP
foto1
Ultra Trail Portalegre
Bem-vindo ao Clube de Atletismo Amigos Parque da Paz
Domingo 25 de Janeiro de 2009 , dia cinzento o Palácio da Pena envolto na bruma diluía a sua beleza, adensando ainda mais o mistério da estrada de Sintra conforme Eça escreveu.
Parece uma mera figura de estilo a indicação da data como se tal fosse um mero adereço temporal, desenganem-se pois quem assim pensa. A data mais que uma indicação para a história é a marca das estórias da Serra de Sintra. Quem como os valentes APP fizeram esta prova nunca mais voltarão a ser os mesmos, quais meias-maratonas isto é um verdadeiro comboio dos duros, depois disto só mesmo a maratona!
Dia cinzento, chuvoso e frio em Sintra convidava ao aconchego da Piriquita para um travesseiro e um café……. mas nada disso o que nos trazia ali era o encanto da bela Serra de Sintra e a ignorância do que nos esperava. Aquecimento conjunto e cruzávamo-nos com aqueles que muitas vezes nos cruzamos em outras provas cumprimentos de ocasião perante a ameaça da dureza que para nós, APP, era uma espécie de ameaça velada para desmoralizar , mas como confidenciávamos……. já fomos ali felizes e afinal que mistérios encontrou Eça?
Tiro da partida e o conjunto preparado com antecedência logo deu lugar ao “ai Jesus que isto nunca mais acaba” , subida a condizer para a Serra e ao que parece para a Pena , não o palácio mas aquele sentimento de quem olhava para nós e lamentava o nosso destino, desfeito o conjunto não no primeiro km ou no segundo aquilo era subir…….e subir…….quatro, cinco km quantos? Onde termina isto?
Afinal havia razão nas razões dos avisos que antecederam a prova, bonita mas dura, diziam os mais experientes, ingénuos estes novatos APP acreditaram na intemporalidade apregoada por alguém do grupo que a adoptou como lema. Mas mais que a prova foi as provas dadas que não cedemos ao facilitismos e todos, mas todos sem excepção, puderam partilhar a tenda do Cabo da Roca com a nossa campeã Olímpica , Rosa Mota.
Não vale a pena falar de resultados , pois aqui todos ganharam por aceitar o desafio e vencê-lo e mais que isso a possibilidade de correr num ambiente bucólico e edílico onde a história composta por belíssimos edifícios de época na bela Sintra dá lugar á Serra que na sua dureza deslumbra pela beleza e o prémio maior vislumbrar o mar revolto á nossa espera no ponto mais Ocidental da Europa o Cabo da Roca.
Será concerteza uma data que nos marcará e mais será um antes e um depois , para o bem e para o mal o Fim da Europa era já ali, e valeu a pena!