foto1
MM Almada
foto1
XXX GP Alto do Moinho
foto1
5 de Outubro
foto1
Grande Prémio PP
foto1
Ultra Trail Portalegre
Bem-vindo ao Clube de Atletismo Amigos Parque da Paz

 

 

Arrumados os sacos , as pessoas essas dispersavam pelas viaturas, casais para um lado, singles juntos na mesma viatura.

Manhã cinzenta , ameaçadora, dizia-se até de alerta laranja nos média ( ou media , depende de como colocamos a sílaba tónica..se é que a têm…) , mas nada que fizesse assustar aqueles que tinham ousado trocar o lazer prazenteiro de um lar acolhedor por uma volta até á Nazaré.

Terra de pescadores e marinheiros, homens do mar, faz jus á coragem de quem naquele mar se aventura , foram eles que traçaram o destino, outrora, deste povo, lançaram o verdadeiro desígnio deste país…..o mar !

Hoje de costas voltadas para eles os cabeças pensantes dos terreiros e palácios deste rectângulo á beira mar plantado, sussurram que nem o Almirante do bacalhau, Tenreiro  vergou esta gente……pois não, mas porque não perguntaram ao dito cujo ,porque considerava ele que os homens do mar tinham coragem…mais coragem que aqueles que nos palacetes conspiravam, e conjuravam, com varas e espadas á mistura e nas sucatas procuravam os refúgios para colocar vagões e outras coisas mais…..os marinheiros são gente de outra estirpe , gente que se afasta desta realidade e hoje acantonados prezam aquilo que é a riqueza , a honra e a honestidade…..coisa esquecida por muita gente nos tais palacetes…..com telhados de vidro.

 Feita a introdução, faça-se justiça ( pelo menos neste caso) á mais antiga das meias maratonas em Portugal, a meia da Nazaré como é carinhosamente apelidada por todos aqueles que a ela se referem. Fica já o registo a madrinha não faltou, e mais um elemento a recordar que há gente neste País que vale a pena exaltar…sim essa mesmo a grande campeã olímpica e não só a, ROSA MOTA, lá estava para dar o tiro de partida, nem a manhã cinzenta tirou o brilho a esta Rosa.

Os APP em força , representação quantitativa razoável e qualitativa de igual calibre. Na marginal soou o tiro de partida , arrancámos pela mesma paralelos ao mar que nos acompanha na partida e nos saúda á chegada. Volta pela Vila, e público em grande, boa moldura a servir de estimulo para a o resto da prova. É,  aliás, uma nota positiva, para além de outras , a assistência nesta prova , muita gente a aplaudir e incentivar os atletas.

A nossa prova:

Feita dentro do previsto, pois andamos a maior parte de nós com os olhos , e o corpo, postos na maratona de Lisboa. Tempos muito razoáveis, todos terminaram e bem. O percurso é fantástico, quando começamos a avistar a arriba da Nazaré bem a como a sua bela marginal e olhamos as varinas que nos aplaudem, sentimos que a missão está cumprida…vale a pena por tudo, pelo convívio, pelo percurso, pela beleza natural e humana de um local que nos faz querer lá voltar……que pena ser só uma vez por ano, é sentimento que fica.

Já no regresso olhamos mais uma vez para trás, agradecemos á Nazaré por nos fazer lembrar que Portugal existe aqui…vamos voltar!